AÇÚCAR & ETANOL
Picture of João Lopes

João Lopes

Graduado em Ciências Econômicas pela UNICAMP. Integra o time da Inteligência de Mercado da StoneX do Brasil desde 2019 nos mercados de Grãos e Pecuária.

Relatório Diário – Mercado de Algodão

Data da publicação do relatório: 29/08/2023

Relatório Diário Mercado de Algodão StoneX

No Relatório Diário de Algodão da StoneX, nossos analistas oferecem uma análise diária sobre os principais fatores que impactaram e movimentaram o mercado. Preços dos futuros de algodão, assim como outras commodities agrícolas, indicadores em países asiáticos, taxas de câmbio e estoques certificados na ICE/NY. Conheça os pacotes de assinatura de Relatórios de Algodão da StoneX.


Preocupação com demanda pressiona futuros do algodão neste início de semana

Apesar de recuo no Dollar Index e valorização dos grãos, incerteza relacionada à demanda chinesa teve um peso maior no pregão

No primeiro pregão desta semana, os futuros do algodão acumularam perdas na ICE/NY. O outubro/23 recuou 0,5% na segunda-feira (28/ago), para US¢ 87,07/lb, assim como o dezembro/23, que caiu para US¢ 86,87 /lb.

 

Preocupação com a demanda chinesa: Um dos principais motivos da baixa observada na última sessão foi a incerteza relacionada à demanda do principal consumidor da pluma no mundo – segundo dados do USDA, a China foi responsável por 32% do consumo mundial de algodão entre as safras 2020/21 e 2022/23.

Segundo dados do Escritório Nacional de Estatísticas da China, o lucro industrial do país entre janeiro e julho deste anos apresentou um recuo de 15,5% em comparação com o mesmo periódo de 2022.

Em meio a um desempenho aquém do esperado do setor industrial na Gigante Asiática, questionamentos são levantados sobre a demanda do país por insumos para sua produção, dentre eles o algodão.

 

Dólar e commodities agrícolas limitaram maiores recuos: Repercurtindo os resultados do Crop Tour da ProFarmer, que trouxe um rendimento de 10,8 ton/ha para o milho – abaixo da estimativa de agosto do USDA, de 10,99 ton/ha – e de 3,34 para a soja – também abaixo da última estimativa do Departamento, de 3,42 ton/ha –, os mercados de soja e milho avançaram na sessão de ontem.

Além disso, com o recuo de 0,18% no Dollar Index ontem também limitou maiores quedas da pluma em NY, visto que com um enfraquecimento da moeda americana, produtos dos EUA se tornam mais competitivos internacionalmente.

 

Nos EUA, 33% das lavouras estão em condição boa/excelente: Em seu relatório de Acompanhamento de Safra, o USDA apontou em 33% das lavouras norte-americana de algodão se encontram em condição boa/excelente, mesmo patamar registrado uma semana atrás e 1 ponto percentual abaixo do registrado no mesmo período do ano passado, o que gera preocupações, visto que o ciclo 2022/23 foi marcado por severos problemas de safra e elevadas taxas de abandono.

Quando comparado com a média de 5 anos para o mesmo período (47%), o cenário é ainda mais preocupante. No Texas, principal estado produtor dos EUA, a situação também é grave. No dia 27 de agosto, 12% das lavouras apresentavam condição boa/excelente, 3 pontos a menos que um ano antes e 23 pontos abaixo da média de 5 anos.

 

ICE/NY | TABELA CONTRATOS FUTUROS DE ALGODÃO

Relatório Diário Mercado de Algodão StoneX

Fonte: ICE. Elaboração: StoneX.

 

Intraday, Spreads Algodão ICE/NY, Indicadores, Basis do Indicador CEPEA/ESALQ, Commodities Agrícolas, Taxas De Câmbio,, Evolução Algodão ICE/NY, Preços Algodão X Polyester

Relatório Diário Mercado de Algodão StoneX

Fonte: StoneX. Elaboração: StoneX.

 

Este conteúdo foi disponibilizado para assinantes em primeira mão em: StoneX Digital.

As informações que constam nesta publicação representam as opiniões, os pontos de vista e as projeções do autor, salvo se indicado o contrário, e não necessariamente refetem os pontos de vista, estratégias ou recomendação de negociação empregadas pela StoneX.

Todas as previsões de condições de mercado são inerentemente subjetivas e especulativas, e resultados reais e previsões subsequentes podem variar significativamente em relação a essas previsões. Nenhuma garantia é feita de que essas previsões serão alcançadas, sejam expressas ou implícitas, e qualquer decisão com base neste material é de responsabilidade do investidor.

O grupo de empresas StoneX somente negocia com clientes que satisfaçam os critérios de elegibilidade pertinentes à legislação aplicável à cada empresa específica dentro do grupo. O disclaimer completo pode ser consultado em: https://brasil.stonex.com/aviso-legal/. Nenhuma parte deste material pode ser copiada, fotocopiada ou reproduzida sob qualquer formato por quaisquer meios ou redistribuída sem o consentimento prévio por escrito da StoneX. © 2023 StoneX Group Inc.

João Lopes

Graduado em Ciências Econômicas pela UNICAMP. Integra o time da Inteligência de Mercado da StoneX do Brasil desde 2019 nos mercados de Grãos e Pecuária.

Este artigo é um exemplo dos conteúdos disponíveis para assinantes no Portal de Relatórios.

Conheça a plataforma!

Conheça os planos

A cobertura mais completa do Brasil em Inteligência de Mercado para commodities + plataforma exclusiva!

Inteligência de Mercado da StoneX oferece assinaturas de relatórios periódicos para acompanhamento dos mercados de commodities agrícolas e energéticas no Brasil e no mundo. 

Cadastre-se gratuitamente!

Receba o nosso resumo semanal com os destaques dos mercados agrícolas e energéticos.

Ao enviar este formulário, você estará enviando à StoneX Group Inc. e suas subsidiárias suas informações pessoais para uso em marketing. Veja nossa Política de Privacidade para saber mais.