AÇÚCAR & ETANOL
Inteligência de Mercado

Inteligência de Mercado

Este texto teve a colaboração de Nuria Brito e João Pedro Lopes.

O mercado global do Algodão

Conheça os pacotes de assinatura de Relatórios de Algodão.

Destaques da oferta de algodão

O mercado do algodão possui elevada importância na economia global, exercendo também um papel significativo na cadeia têxtil. Apesar de geralmente ser associado à produção de vestuários, entende-se que a commodity é versátil, uma vez que seus derivados podem ser utilizados não apenas na confecção de roupas, mas também na fabricação produtos médicos, ração animal, entre outros.

Entende-se que a oferta global da pluma é concentrada, sendo possível destacar quatro players na ótica da oferta: China, Índia, Estados Unidos e Brasil. Em primeiro lugar, tem-se a China, responsável por 26,38% da produção referente ao ciclo 2022/23. Seu cultivo é concentrado na região de Xinjiang e, mesmo com praticamente toda a sua produção sendo destinada ao mercado interno, o país precisa recorrer a importações para atender a demanda doméstica, fazendo com que o país seja também um dos principais importadores.

Ocupando o segundo lugar está a Índia, que, além de possuir uma longa histórica na indústria têxtil, produziu cerca de 21% da oferta em 2022/23. Seu algodão é conhecido por sua fibra média a longa, mas a qualidade inferior da sua fibra em comparação a outras origens é um limitante para as exportações do produto indiano.

Os Estados Unidos é o terceiro maior produtor, responsável por 12,43% da produção em 2022/23. No entanto, ao contrário da China e Índia, o mercado doméstico norte-americano não possui uma participação tão expressiva, fazendo com que sua oferta seja direcionada predominantemente ao mercado externo. Assim, o reconhecimento da qualidade, resistência e brilho da fibra estadunidense contribui para a posição do país como principal exportador.

Por fim, o Brasil, que se destaca como um dos players do mercado do algodão de fibra média. Assim como os EUA, a oferta brasileira é voltada ao mercado externo, uma vez que a sua resistência e versatilidade são algumas das características apreciadas pelo mercado global, possibilitando que o país possua o segundo maior volume exportado, registrando cerca de 11,17% dos embarques do ciclo 2022/23 de acordo com dados do USDA.

 

Produção de algodão 2022/23 (milhões de toneladas)

mercado de algodao stonex

Fonte: USDA. Elaboração: StoneX.

 

Preços da pluma e a sua relação com a economia global

No geral, entende-se que os preços da pluma possuem um comportamento sensível em relação a choques na demanda. Isso porque a procura pela fibra natural tende a crescer em momentos de expansão econômica, como também diminuir em momentos de contração.

O impacto dos elementos da demanda na dinâmica de preços da commodity pode ser explicada, simplificadamente, da seguinte forma: em momentos de expansão econômica, há um aumento da renda disponível da população, a qual fica mais suscetível a consumir produtos derivados do algodão – como os vestuários. Assim, o aumento desse consumo implica na maior demanda pela produção das indústrias, puxando, portanto, as encomendas da matéria-prima.

No entanto, em momentos de contração econômica, o consumo da commodity tende a ser prejudicado. Por ser utilizada principalmente na confecção de produtos têxteis – os quais englobam roupas, sapatos, almofadas, entre outros – o consumo do algodão é adiado nos momentos de enfraquecimento econômico em detrimento de outros bens considerados essenciais – como alimentos.

A partir do gráfico abaixo, é possível observar a relação entre a macroeconomia global e o comportamento do mercado de algodão.

 

Evolução do crescimento do PIB global (%) e consumo de algodão global (mi. ton.)

mercado de algodao stonex

Fonte: FMI e USDA. Elaboração: StoneX.

 

Outro indicador central para entender o mercado da pluma é o Índice de Gerentes de Compras (PMI, sigla em inglês). Englobando aspectos da produção, mercado de trabalho, estoques, vendas e preços e custos do setor manufatureiro geral, o indicador fornece uma proxy sobre como a demanda pelo algodão pode se comportar no curto prazo, uma vez que sinaliza a saúde do setor industrial de diversos países.

Abaixo, encontra-se a comparação do PMI industrial das principais economias globais, responsáveis por influenciar o sentimento dos agentes. O cálculo do PMI do setor manufatureiro da Zona do Euro, China e Estados Unidos foi realizado, respectivamente, pela S&P Global, S&P Global em parceria com a Caixin, e pelo Instituto de Oferta (ISM, sigla em inglês).

 

Evolução do PMI industrial

mercado de algodao stonex

Fonte: S&P Global, Caixin e ISM. Elaboração: StoneX.

 

Tendo em vista que resultados acima dos 50 pontos indicam expansão da atividade em relação ao mês anterior, enquanto abaixo dos 50 indicam retração da atividade em relação ao mês anterior, nota-se que o setor da manufatura sofreu contração nas principais economias globais no primeiro semestre de 2020, período marcado pelo início da pandemia de Covid-19.

Após exibir uma recuperação durante o final de 2020 e início de 2021, o indicador voltou ao território de contração para as 3 economias a partir do segundo semestre de 2022, refletindo os temores quanto à desaceleração global.

Vale lembrar que, além do panorama de inflação global, o surto de casos de coronavírus na China ainda no final do ano passado fez com que o país, que é um dos principais participantes no mercado da fibra natural, restringisse o fluxo de comércio e pessoas, levando ao enfraquecimento da atividade chinesa.

Desse modo, a menor atividade fabril em todo o globo implicou no desaquecimento do mercado de algodão, o qual vem enfrentando dificuldades nos últimos meses para sinalizar uma sólida recuperação.

Atualmente, as projeções para a dinamização da demanda estão sendo puxadas, principalmente, pela expectativa de que a China retorne ao mercado com mais força. De acordo com o USDA, o país deve importar cerca de 2,07 milhões de toneladas em 2023/24, o que significaria um aumento de 46,2% ante o algodão importado pelo país em 2022/23.

Ainda assim, o mercado da pluma segue atento às perspectivas globais para este ano, sendo necessário acompanhar os desdobramentos da economia mundial a partir dos principais indicadores, como taxas de juros e níveis de inflação, para verificar qual será a resposta dos setores industriais e, portanto, entender como a pluma reagirá nos próximos meses.

 

Fonte: StoneX. Elaboração: StoneX.

 

Este conteúdo foi disponibilizado para assinantes em primeira mão em: StoneX Digital.

As informações que constam nesta publicação representam as opiniões, os pontos de vista e as projeções do autor, salvo se indicado o contrário, e não necessariamente refetem os pontos de vista, estratégias ou recomendação de negociação empregadas pela StoneX. Todas as previsões de condições de mercado são inerentemente subjetivas e especulativas, e resultados reais e previsões subsequentes podem variar significativamente em relação a essas previsões. Nenhuma garantia é feita de que essas previsões serão alcançadas, sejam expressas ou implícitas, e qualquer decisão com base neste material é de responsabilidade do investidor.

O grupo de empresas StoneX somente negocia com clientes que satisfaçam os critérios de elegibilidade pertinentes à legislação aplicável à cada empresa específica dentro do grupo. O disclaimer completo pode ser consultado em: https://brasil.stonex.com/aviso-legal/. Nenhuma parte deste material pode ser copiada, fotocopiada ou reproduzida sob qualquer formato por quaisquer meios ou redistribuída sem o consentimento prévio por escrito da StoneX. © 2023 StoneX Group Inc.

Inteligência de Mercado

Este texto teve a colaboração de Nuria Brito e João Pedro Lopes

Este artigo é um exemplo dos conteúdos disponíveis para assinantes no Portal de Relatórios.

Conheça a plataforma!

Conheça os planos

A cobertura mais completa do Brasil em Inteligência de Mercado para commodities + plataforma exclusiva!

Inteligência de Mercado da StoneX oferece assinaturas de relatórios periódicos para acompanhamento dos mercados de commodities agrícolas e energéticas no Brasil e no mundo. 

Cadastre-se gratuitamente!

Receba o nosso resumo semanal com os destaques dos mercados agrícolas e energéticos.

Ao enviar este formulário, você estará enviando à StoneX Group Inc. e suas subsidiárias suas informações pessoais para uso em marketing. Veja nossa Política de Privacidade para saber mais.