As últimas estimativas da International Cocoa Organization (ICCO) indicam produção global de 4,799 milhões de toneladas de cacau em 2018/19, um aumento de 3%.
No Continente Africano, principal produtor mundial, estima-se produção de 3,679 milhões de toneladas, um aumento de 5% com relação à última temporada. De um modo geral, a perspectiva de melhor safra está baseada em bons indícios de condições climáticas desde o início da temporada internacional em outubro, principalmente em função de El Niño mais brando e ventos do Harmattan mais suaves na maior parte das áreas produtoras.
Nas Américas, as projeções indicam uma produção em níveis muito similares ao observados na safra anterior, totalizando 815 mil toneladas. Apesar do nível estável, o relatório destaca a importância das mudanças na produção de cacau que a região tem em curso, ao passo que os produtores locais começam a adotar tecnologias mais avançadas em suas plantações e produção em
larga escala.
No tocante ao volume produzido, a região compreendida com a Ásia e a Oceania é a única a apresentar projeções de recuo. De modo que a combinação de problemas com semeadura, ausência de extension agentes especializados em cacau, bem como os menores preços internacionais que pressionam a produção local.