Conceito dos índices PMI (S&P Global)
O Índice Gerente de Compras (PMI, do inglês “Purchasing Manager’s Index”) é um indicador muito utilizado para avaliar o nível e a tendência da atividade econômica de um país.
Os dados são coletados por meio de questionários enviados a executivos responsáveis pelas compras em empresas relevantes, abrangendo os setores industrial, de serviços e, em alguns países, de construção.
Por ser divulgado semanas antes dos dados oficiais, costuma fornecer sinais antecipados das condições econômicas de um país, apontando a tendência de números como Produto Interno Bruto, inflação e emprego.
Dessa forma, o PMI serve como um indicativo das expectativas dos agentes econômicos e da saúde geral da economia.
Comparação entre PMI Consolidado e PIB na área do euro (%)
Fonte: S&P Global. Elaboração: StoneX.
Como ler os índices de difusão do PMI
Os questionários utilizados no levantamento dos PMI geram índices de difusão, isto é, que explicam a variação do nível de atividade em relação ao mês anterior.
Os índices variam entre 0 e 100, em que 50 significa variação nula. Valores acima de 50 indicam expansão do nível de atividade e valores abaixo de 50 indicam retração do nível de atividade.
Por isso, não necessariamente uma variação do índice aponta uma “alta” ou “queda”. Se, por exemplo, um PMI diminuir ante o mês anterior, porém se manter acima dos 50 pontos, isso indica um crescimento da atividade, porém a ritmo mais lento. Da mesma forma, se um PMI aumentar ante o mês anterior, porém se manter abaixo dos 50 pontos, isso indica uma retração da atividade, mas em menor intensidade.
Interpretação dos valores para o PMI (pontos)
Elaboração: StoneX.
Metodologia de cálculo dos índices de difusão
As empresas participantes da pesquisa respondem a questionários padronizados, indicando se certos parâmetros, como produção, novas encomendas, emprego e preços, estão mais altos (ou melhores), iguais ou mais baixos (ou piores) do que no mês anterior. Essas respostas são ponderadas de acordo com o peso de cada empresa dentro do valor adicionado bruto do setor geral.
Esses questionários geram índices que descrevem detalhadamente a atividade econômica de cada setor no período analisado. Os principais índices derivados da pesquisa são o PMI Industrial, o PMI de Serviços e o PMI da Construção.
As pesquisas produzem um índice de difusão para cada variável (subgrupo) pesquisado, de acordo com a seguinte fórmula:
𝑉𝑎𝑙𝑜𝑟 𝑑𝑜 Í𝑛𝑑𝑖𝑐𝑒= (% 𝑑𝑒 𝑟𝑒𝑠𝑝𝑜𝑠𝑡𝑎𝑠 𝑞𝑢𝑒 𝑟𝑒𝑙𝑎𝑡𝑎𝑟𝑎𝑚 𝑚𝑒𝑙ℎ𝑜𝑟𝑖𝑎) + (0,5 ∗ % de respostas que relataram estabilidade) + (0 ∗ % 𝑑𝑒 𝑟𝑒𝑠𝑝𝑜𝑠𝑡𝑎𝑠 𝑞𝑢𝑒 𝑟𝑒𝑙𝑎𝑡𝑎𝑟𝑎𝑚 𝑝𝑖𝑜𝑟𝑎)
Os números da pesquisa não são revisados após sua publicação, porém podem sofrer fatores de ajustes sazonais de tempos em tempos
Metodologia de cálculo dos PMI: S&P Global
A partir desses questionários, são elaborados índices que explicam de forma detalhada o nível de atividade de cada setor. Para cada setor existe um Índice Principal (ou Índice “Headline”) que ilustra a situação geral. Esse índice é comumente denominado como o PMI do setor para determinado período.
O Índice Principal da Indústria, diferentemente dos outros, é a média ponderada de mais de um índice.
Já o PMI Consolidado de uma economia é uma média ponderada do Índice de Atividade de Negócios de Serviços e do Índice de Produção da Indústria, ponderados pelo peso de cada setor na economia do país.
Fonte: S&P Global. Elaboração: StoneX.
Fonte: S&P Global. Elaboração: StoneX.
Variáveis (subgrupos) do PMI: S&P Global
Fonte: S&P Global. Elaboração: StoneX.
*Os índices destacados em azul são os índices utilizados para o cálculo do Índice Principal de cada setor.
Economias pesquisadas pela S&P Global
Em 2020, a S&P Global adquiriu a IHS Markit e assumiu a responsabilidade pela divulgação de seus resultados do índice. Atualmente, o PMI da S&P Global é divulgado em mais de 40 países e é amplamente aceito, pois pode ser utilizado para comparações internacionais.
Na maior parte dos países, os dados do PMI são coletados mensalmente por meio de questionários enviados a cerca de 400 empresas privadas do setor de serviços e 400 do setor industrial. Para alguns países, o setor de construção também é pesquisado, com a participação de cerca de 150 empresas.
Países com cobertura de PMI divulgada pela S&P Global
Fonte: S&P Global. Elaboração: StoneX.
Os índices PMI: ISM
Nos Estado Unidos, também se costuma acompanhar o Índice Gerente de Compras – PMI compilado pelo ISM (Institute for Supply Management). Este é dividido em três categorias: Indústria, Serviços e Hospitalar.
Diferentemente do PMI da S&P Global, o ISM adiciona dados de empresas públicas e de organizações sem fins lucrativos. Seu PMI de serviços, por exemplo, que inclui a maioria dos setores fora da manufatura, conta com educação, serviços governamentais e energia.
Assim como os índices elaborados pela S&P Global, o ISM também divulga um índice principal (“headline”), chamado de PMI, para representar o desempenho do setor como um todo. Esse índice é calculado a partir de uma média simples de outros índices do setor (representados em azul na tabela).
Embora não seja ideal para comparações internacionais, o indicador merece atenção dado que é amplamente observado nos EUA, impactando as decisões de política econômica no país e, consequentemente, no resto do mundo.
Variáveis pesquisadas para cada um dos setores cobertos
Fonte: ISM. Elaboração: StoneX.
*Índices em azul são utilizados para a construção do Índice PMI Principal do setor, através de uma média simples.
Os índices PMI: NBS
Na China, além da pesquisa conduzida pela S&P Global, há também a pesquisa elaborada pelo órgão estatal NBS (National Bureau of Statistics of China), que é responsável pela elaboração oficial das estatísticas econômicas e pela produção do seu próprio PMI.
A pesquisa da S&P Global sobre a economia chinesa abrange os setores industrial e de serviços, coletando dados de 650 empresas em cada setor. Em contraste, a pesquisa do NBS distingue os setores em indústria manufatureira (com 3.200 amostras) e indústria não manufatureira (com 4.300 amostras).
Embora a cobertura chinesa pela S&P Global seja uma das únicas elaboradas pelo órgão que abrange também empresas públicas, a pesquisa oficial conduzida pela NBS abrange um espectro mais amplo de empresas dessa categoria, incluindo empresas estatais, que são frequentemente maiores e mais orientadas para o mercado doméstico. O resultado da pesquisa da S&P geralmente é divulgado alguns dias depois da oficial.
A elaboração do índice PMI pelo NBS é similar ao da S&P. O cálculo do PMI da Indústria segue o método descrito ao lado. O PMI da Indústria não manufatureira é representado pelo Índice de Atividade de Negócios, e o PMI Consolidado é a média ponderada dos dois PMI, levando em consideração o peso do PIB de cada setor.
Variáveis pesquisadas para cada um dos setores cobertos
Fonte: NBS. Elaboração: StoneX.
*Índices em azul são utilizados para cálculo do índice principal de cada setor.
Fonte: NBS. Elaboração: StoneX.
Os Índices de Confiança: FGV/Ibre
Apesar de não serem conhecidos como um índice PMI, a FGV/Ibre também elabora índices de difusão que avaliam o nível de atividade específico de setores da economia, similar aos índices elaborados pelas outras instituições que analisamos até aqui.
A instituição divulga mensalmente as ‘sondagens’ de diversos setores no Brasil. Entre os setores produtivos cobertos, incluem-se: indústria, serviços, construção e comércio.
Para a elaboração dos índices de confiança, a FGV/Ibre entrevista aproximadamente 1.000 empresas na indústria, 2.050 no setor de serviços, 800 no comércio e 700 na construção. Essas amostras são cuidadosamente selecionadas para representar a diversidade e a dinâmica de cada setor, garantindo a precisão e a relevância dos índices divulgados.
Metodologia de Cálculo dos Índices
Para cada quesito, calcula-se um indicador utilizando a fórmula de difusão, que é dada por:
𝑰=𝟏𝟎𝟎+(𝑹Favorável−𝑹Desfavorável)
Onde 0 ≤ I ≤ 200,
𝑰 é o resultado apresentado para o indicador do quesito.
𝑹Favorável é a % de respostas que relataram melhoria do quesito.
𝑹Desfavorável é a % de respostas que relataram piora do quesito.
Esta fórmula resulta em um indicador que varia de 0 a 200, onde valores acima de 100 indicam expansão e valores abaixo de 100 indicam retração.
Em cada uma das pesquisas, são divulgados índices que esclarecem a situação econômica durante o mês de referência. O índice principal, ou “headline”, de cada sondagem é denominado Índice de Confiança.
Ao lado, a tabela inferior expõe a composição dos Índices de Confiança, que são calculados através de uma média simples desses componentes para cada setor.
Com o intuito de transmitir a situação consolidada da economia, a FGV divulga adicionalmente o Índice de Confiança Empresarial (ICE), que agrega os dados das sondagens da Indústria de Transformação, Serviços, Comércio e Construção. O peso de cada setor no Índice é atualizado anualmente, em janeiro, com base na média das duas últimas pesquisas estruturais disponíveis no momento.
Principais variáveis (subgrupo) pesquisadas pela FGV/Ibre para cada sondagem
Fonte: FGV/Ibre. Elaboração: StoneX. *Índices em azul são os principais de cada setor.
Composição dos Índices de Confiança para cada setor
Fonte: FGV/Ibre. Elaboração: StoneX.
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