Relatório Diário – Mercado de Câmbio 25/08/2023

No Relatório Semanal de Câmbio, os especialistas da StoneX discute sobre quais as principais variáveis econômicas e políticas, do Brasil e do mundo, que poderão influenciar as negociações da taxa USDBRL naquele dia. Publicado de segunda a sexta logo após a abertura do mercado, com o objetivo de auxiliar quem necessita tomar decisões que envolva negociações em moedas estrangeiras. Conheça os pacotes de assinatura dos Relatórios de Câmbio da StoneX.

Câmbio começa a sexta em queda, cotado ao redor de R$ 4,87

Dólar reflete expectativa por discurso de Powell e IPCA-15

A taxa de câmbio apresentava tendência de baixa nas primeiras operações desta sexta-feira (25). No momento da publicação deste texto (10h00min), ela era negociada ao redor de R$ 4,87, recuo de 0,2% em relação ao fechamento de quinta-feira. Já o dollar index era cotado ao redor de 104,0 pontos, variação de +0,1% ante à véspera.

O mercado de divisas aguarda pelo discurso do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, no Simpósio Anual de Política Monetária de Jackson Hole, às 11h05min, buscando informações sobre a trajetória dos juros americanos em meio a dúvidas sobre a possibilidade de novos reajustes pela instituição. Adicionalmente, investidores reagem à divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que veio ligeiramente acima do estimado ao crescer 0,28% em agosto.

Na agenda do dia, o Banco Central informou as estatísticas do Setor Externo de julho, às 08h30min, o presidente do Fed da Philadelphia, Patrick Harker, concedeu entrevista às 10h00min, a Universidade de Michigan informa o índice de confiança do consumidor americano de agosto, às 11h00min, a presidenta do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, palestra às 16h00min, e a Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) atualiza a posição semanal dos agentes de mercado às 16h30min.

Discurso de Powell O dólar negociado no mercado interbancário oscilava entre perdas e ganhos na manhã desta sexta-feira, dia de discurso do presidente do Federal Reserve no Simpósio Anual de Política Monetária de Jackson Hole. Os investidores operam em compasso de espera enquanto aguardam falas de Powell, com expectativas de que o presidente do Fed dê sinais de quais serão os próximos passos da autarquia na atuação da política monetária nos Estados Unidos em momento de incertezas acerca da trajetória dos juros no país.

Segundo dados do CME Group, a probabilidade de não haver mudanças na taxa básica do Federal Reserve na próxima reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) é de 80,5%, ao passo que as apostas dos agentes indicam probabilidade de 19,5% de haver um aumento de 0,25 ponto percentual. Espera-se que Powell fale sobre o balanço de riscos do Fed e os riscos de se realizar um afrouxamento monetário de maneira precoce, de modo que dê pistas acerca da continuidade ou não do ciclo de altas.

 

IPCA-15 de agosto Adicionalmente, outro fator que afeta o mercado de divisas nesta manhã é a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), conhecido como prévia da inflação. Em agosto, o indicador apresentou avanço de 0,28%, acima da mediana das estimativas, a qual previa um aumento de 0,16%. Desse modo, após registrar queda de 0,07% em julho, o resultado acumulado do indicador mostra alta de 4,24% em 12 meses, contra 3,19% observado no mês anterior.

De acordo com o IBGE, o IPCA-15 deste mês foi pressionado para cima pelas altas dos preços de energia após o fim do “Bônus Itaipu” em julho. Entre os nove grupos de produtos e serviços estudados pelo instituto, o de Habitação observou a maior alta, com avanço de 1,08% no mês, influenciado pelo aumento de 4,58% dos preços de energia elétrica residencial. Nesse sentido, a alta registrada para o IPCA-15 diminui o apetite por risco dos investidores, de modo que ativos denominados em dólar tornam-se mais atrativos em detrimento daqueles denominados em real, o que tende a favorecer a moeda americana.

Variação do IPCA-15 por grupos de bens e serviços em agosto

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Elaboração: StoneX.

IPCA-15 acumulado em 12 meses e metas para a inflação definidas pelo CMN

Fontes: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Banco Central do Brasil. Elaboração: StoneX.

TABELA DE INDICADORES ECONÔMICOS

 

Este conteúdo foi disponibilizado para assinantes em primeira mão em: StoneX Digital.

As informações que constam nesta publicação representam as opiniões, os pontos de vista e as projeções do autor, salvo se indicado o contrário, e não necessariamente refetem os pontos de vista, estratégias ou recomendação de negociação empregadas pela StoneX. Todas as previsões de condições de mercado são inerentemente subjetivas e especulativas, e resultados reais e previsões subsequentes podem variar significativamente em relação a essas previsões.

Nenhuma garantia é feita de que essas previsões serão alcançadas, sejam expressas ou implícitas, e qualquer decisão com base neste material é de responsabilidade do investidor.

O grupo de empresas StoneX somente negocia com clientes que satisfaçam os critérios de elegibilidade pertinentes à legislação aplicável à cada empresa específica dentro do grupo. O disclaimer completo pode ser consultado em: https://brasil.stonex.com/aviso-legal/. Nenhuma parte deste material pode ser copiada, fotocopiada ou reproduzida sob qualquer formato por quaisquer meios ou redistribuída sem o consentimento prévio por escrito da StoneX. © 2023 StoneX Group Inc.

 

Este artigo é um exemplo dos conteúdos disponíveis para assinantes no Portal de Relatórios.

Conheça as assinaturas!

Conheça as assinaturas

A cobertura mais completa do Brasil em Inteligência de Mercado para commodities + plataforma exclusiva!

Inteligência de Mercado da StoneX oferece assinaturas de relatórios periódicos para acompanhamento dos mercados de commodities agrícolas e energéticas no Brasil e no mundo.