Na última quarta-feira (24), o Ministro de Petróleo do Iraque disse em entrevista coletiva que o país entrou em um acordo com o Líbano para a venda de 137,684 mil barris de óleo combustível pesado por ano, em troca de bens e serviços destinados ao Iraque. Ainda de acordo com o ministro, a venda será feita utilizando os preços internacionais.
Por outro lado, o Ministro de Energia e Água do Líbano, Raymond Guajar, disse que pelo óleo combustível pesado do Iraque não atender as especificidades das plantas energéticas do Líbano, o país irá revender o produto iraquiano em troca de produtos que atendam essas especificidades.
Ainda de acordo com ele, a quantidade de óleo combustível acordada para ser vendida corresponde a um terço do total consumido no país, de modo a auxiliar na segurança da oferta do produto. Para o Iraque, o acordo acarretará redução dos estoques de óleo combustível no país.
Produção do Iraque (kbpd)
Fonte: Reuters, Stonex.
Atualmente, o Iraque se apresenta como o segundo maior produtor de petróleo da OPEP, ficando atrás apenas da Arábia Saudita. Em junho/21, o país produziu 3,938 mbpd, apresentando um aumento de 0,223 mbpd em relação ao mesmo período do ano anterior.
Ainda assim, quando comparado a junho/19, o Iraque teve uma queda produtiva de 0,775 mbpd. O retorno produtivo do país segue alinhado às cotas produtivas determinadas pela OPEP. Em junho/21, o país apresentou um compliance de 100,4% em relação às cotas produtivas.