O BOHO spread (Bean Oil Heating Oil spread) consiste no diferencial entre as referências do óleo de soja na CBOT (ZLZ) e do diesel na NYMEX (ULSD NY Harbour). Um BOHO maior pode ser gerado através de uma expansão dos preços do óleo de soja ou por uma queda do diesel. Um BOHO menor, por outro lado, é explicado por queda das precificações do óleo de soja e alta do diesel.
Movimentação do BOHO spread (USD/gal)
Fonte: CBOT, NYMEX. Elaboração: StoneX.
O objetivo dessa relação é compreender a viabilidade econômica da mistura de biodiesel com o seu equivalente fóssil, permitindo uma melhor avaliação das margens da indústria de biocombustíveis.
Quanto maior o preço do óleo de soja, maior serão os custos dos produtores de biodiesel, ao passo que uma queda dos preços do diesel faria com que os ofertantes do biocombustível também reduzissem seus preços de venda. Nos dois casos – onde temos um BOHO mais alto – há uma redução das margens dos produtores de biodiesel, desincentivando a produção do energético.
Em contrapartida, um BOHO mais baixo gera aumento das margens do produtor de biodiesel, seja pela redução dos custos produtivos com a queda dos preços do óleo de soja, ou por uma alta dos preços de venda do biodiesel conforme expansão dos preços do diesel.