O petróleo disparou na sexta-feira, se reaproximando das máximas do início da-quela semana. O movimento foi causado pela cobertura de posições vendidas de fundos, em meio ao sentimento otimista gerado por indicadores macroeconômicos e sinais de progresso nas negociações comerciais entre China e Estados Unidos. A primeira tela do Brent falhou em romper os suportes técnicos em suas médias mó-veis e no nível de USD 60/bbl, o que também fortaleceu o movimento de sexta. O vencimento para janeiro do Brent fechou o pregão a USD 61,69/bbl (+2,42%), e o para dezembro do WTI, a USD 56,20/bbl (+3,73%). Ambos contratos abriram esta semana dando continuidade à alta.
O Ministério do Comércio da China disse na sexta-feira que alcançou um “consenso em princípio” na primeira fase do acordo comercial com os EUA, após uma telecon-ferência na sexta-feira entre o vice-primeiro-ministro chinês Liu He, o secretário do Tesouro dos Estados Unidos Mnuchin e o representante de comércio dos Estados Unidos Lighthizer. A fala voltou a criar otimismo nos mercados financeiros de que as duas potências podem chegar a um acordo no curto prazo.
Os primeiros indicadores macroeconômicos dos Estados Unidos para outubro de-ram sinais mistos ao mercado. O índice PMI Industrial do ISM foi de 48,3 pontos, que marca uma recuperação em relação ao observado no mês anterior (47,8), po-rém ficou abaixo do consenso do mercado (48,9) e continua a apontar para contra-ção nas compras de bens de capital. O índice equivalente da Markit foi de 51,3 pontos, e mostra melhoria em relação a setembro (51,1) e fica abaixo do consenso (51,5). De forma díspar, o índice da Markit segue sinalizando expansão da atividade econômica.
Também foram divulgadas na sexta-feira as estatísticas de emprego dos Estados Unidos. A taxa de desemprego do país avançou 0,1 p.p. para 3,6%, dentro do esperado pelos economistas. A criação de postos de trabalho (fora setor agrícola) foi de 128 mil no mês, superando o consenso de 89 mil, mas ficando abaixo da estatística de setembro (136 mil).
No lado da oferta, o boletim da Baker Hughes indicou mais uma redução no número de sondas ativas nos Estados Unidos, para 691 (-5). Nos últimos 12 meses, o país teve uma redução de 183 sondas na contagem. Mantemos a perspectiva de desaceleração no ritmo de expansão da produção americana, em meio ao menor investimento na perfuração de novos poços no xisto.
As primeiras estimativas indicam que os países da OPEP produziram 29,70 mbpd em outubro, um pouco abaixo do número de agosto (29,81 mbpd).
Os relatórios de Commitment of Traders do CFTC e da ICE revelam que os especuladores ampliaram sua posição liquidamente comprada em 56.467 lotes em futuros e opções de Brent e WTI entre 22/10 e 29/10, através da cobertura de 22.989 lotes vendidos e abertura de 33.478 lotes comprados. A sua posição vendida de 194.029 contratos ainda é uma das maiores desde o início do ano. Parte notável desse montante deve ter sido liquidada na sexta-feira. Elevada posição vendida dos fundos deixa o mercado suscetível a disparadas no preço, como as de sextafeira.