A profundidade de neve nos EUA foi suficiente para proteger o trigo?

Os produtores de trigo, nos Estados Unidos, estão com a atenção voltada para o sul das Grandes Planícies – principal região produtora do cereal – uma vez que com a frente fria no país, se a cobertura e a profundidade da neve não forem suficientes para proteger o grão, há a possibilidade de prejuízos às plantações de trigo (winterkill).

Essa preocupação é pertinente visto que a cobertura de neve nesta temporada (2018/2019) é menor que a da temporada passada (2017/2018), segundo dados da Agência de Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA).

Além disso, a espessura da neve deve ser considerada, pois não basta haver cobertura se a profundidade não for suficiente (cerca de 3 cm), já que os ventos gelados podem prejudicar os trigais, atualmente em fase de desenvolvimento.

Em termos comparativos, na temporada passada, a cobertura de neve era inteiramente presente nos estados do Texas, Oklahoma e Kansas – principais estados produtores de trigo HRW. Por outro lado, no Meio Oeste, cujos principais estados produtores de trigo SRW são Illinois, Missouri e Indiana, a cobertura de neve é maior.

Entretanto, mesmo nos estados onde a cobertura de neve é suficiente, sua profundidade é praticamente escassa. Enquanto no ano passado, nesse mesmo período, os estados produtores de SRW tinham a profundidade necessária para proteger o grão.

Então, a questão é que, nessa temporada, na qual a neve não está com condições tão adequadas para proteção do cereal, o fato de as previsões de temperatura estarem mais frias em relação à temporada passada, torna o cenário ainda mais negativo, uma vez que o grão está sem proteção contra as frentes frias.

Desse modo, esse fenômeno está sendo acompanhado de perto pois pode trazer impactos na produtividade do trigo de inverno norte-americano.

Contudo, se houver dano, o mercado os contabilizará apenas nas próximas semanas, visto que ainda não há certezas sobre a ocorrência ou não do winterkill para mensurar o impacto no rendimento das plantações de trigo norte-americanas.

Matéria escrita por Isabela Mendes, colaboradora StoneX até abril de 2019.

Este artigo é um exemplo dos conteúdos disponíveis para assinantes no Portal de Relatórios.

Conheça as assinaturas!

Conheça as assinaturas

A cobertura mais completa do Brasil em Inteligência de Mercado para commodities + plataforma exclusiva!

Inteligência de Mercado da StoneX oferece assinaturas de relatórios periódicos para acompanhamento dos mercados de commodities agrícolas e energéticas no Brasil e no mundo.