Em sua primeira estimativa para a safra brasileira de grãos no ciclo 2017/18, a consultoria StoneX calcula aumento de área de 3,1%, o que representa um aumento de mais de 1 milhão de hectares em relação ao ciclo anterior, alcançando 34,9 milhões de hectares. Com isso, o ciclo de expansão da área de soja no país continua.
“Esse aumento de área deve ocorrer em grande parte sobre áreas de milho verão, principalmente no sul do Brasil, pois além das perspectivas de grandes estoques de milho neste ano, há a possibilidade de se fazer uma segunda safra do cereal”, explica a analista de mercado do grupo, Ana Luiza Lodi.
Apesar do aumento de área, a StoneX estima que a produção deva ficar em 106,7 milhões de toneladas, nível mais de 7 milhões de toneladas abaixo do alcançado em 2017. “Em relação à produtividade, considerando um clima normal, os níveis devem ser mais baixos que os do ciclo 2016/17, o qual foi beneficiado por um padrão climático excepcional, que permitiu, inclusive, um adiantamento no plantio”, explica.
Mesmo com uma queda de produção no comparativo anual, os estoques finais ainda são estimados em pouco mais de 5 milhões de toneladas no ciclo 2017/18, considerando exportações em 60 milhões de toneladas e consumo doméstico em 47,5 milhões de toneladas. Entretanto, caso a demanda fique ainda mais aquecida, o resultado do balanço pode ser mais restrito.