AÇÚCAR & ETANOL
Picture of Inteligência de Mercado

Inteligência de Mercado

Escrito por Carolina Barbosa, jornalista da StoneX Brasil.

Clima de maio está na mira do milho ‘safrinha’

Safra de inverno puxa produção total para baixo e impactos da pandemia sobre o consumo preocupam

 

As perspectivas para a produtividade brasileira do milho ‘safrinha’ no ciclo 2019/20 apresentam um cenário um pouco mais negativo ao desenvolvimento do cereal, com registros de um clima mais seco e chuvas irregulares em abril. Em sua revisão de maio, a StoneX divulgou corte de pouco mais de 1,3 milhão de toneladas para a produção do segundo ciclo, agora em 72,6 milhões de toneladas.

Com essa queda, a produtividade média esperada para o Brasil passou de 5,58 para 5,43 toneladas por hectare. “Se confirmado, esse nível de produção nacional para a safrinha ainda é muito grande, mas o clima em maio também vai ter papel central em garantir esse resultado em várias regiões do país”, pondera a analista de inteligência de mercado do grupo, Ana Luiza Lodi.

+Leia também: COVID-19 e área plantada nos EUA: perspectivas para soja e milho

Em relação à safra de verão, novas avaliações da StoneX apontam uma produção ligeiramente maior, atingindo 26,2 milhões de toneladas, aumento de 0,7% em relação à projeção de abril. “Apesar do crescimento da produção, a produtividade média nacional recuou para 6,18 toneladas por hectare, mas foi compensada pela leve revisão para cima na área plantada”, publicou a consultoria, em relatório.

Considerando os ajustes nas estimativas para a primeira e a segunda safras e o número de 1,16 milhão de toneladas apontado pela Conab para a terceira safra, a StoneX considera produção total brasileira em 99,93 milhões de toneladas, recuo de 1,16% em relação ao divulgado no mês passado.

Em relação ao balanço de oferta e demanda, diante dos impactos da pandemia do Coronavírus sobre o consumo de carnes e o uso de milho para etanol, o consumo doméstico do cereal é estimado em 68,5 milhões de toneladas, um corte frente ao número anterior de 70 milhões de toneladas, mas que ainda representa um crescimento de 5% em relação ao volume do ciclo 2018/19.

Inteligência de Mercado

Escrito por Carolina Barbosa, jornalista da StoneX Brasil.

Este artigo é um exemplo dos conteúdos disponíveis para assinantes no Portal de Relatórios.

Conheça a plataforma!

Conheça os planos

A cobertura mais completa do Brasil em Inteligência de Mercado para commodities + plataforma exclusiva!

Inteligência de Mercado da StoneX oferece assinaturas de relatórios periódicos para acompanhamento dos mercados de commodities agrícolas e energéticas no Brasil e no mundo. 

Cadastre-se gratuitamente!

Receba o nosso resumo semanal com os destaques dos mercados agrícolas e energéticos.

Ao enviar este formulário, você estará enviando à StoneX Group Inc. e suas subsidiárias suas informações pessoais para uso em marketing. Veja nossa Política de Privacidade para saber mais.