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João Lopes

Graduado em Ciências Econômicas pela UNICAMP. Integra o time da Inteligência de Mercado da StoneX do Brasil desde 2019 nos mercados de Grãos e Pecuária.
Este texto teve a colaboração de Ana Luiza Lodi.

Especial | Os impactos dos baixos níveis do Rio Mississippi no mercado de grãos

Passado o desenvolvimento da safra norte-americana, que é sempre acompanhado de perto e movimenta o mercado, as lavouras de soja e milho do país estão sendo colhidas e a questão logística tem trazido preocupações.

Atualmente, o baixo nível do Rio Mississipi está causando prejuízos para o transporte dos grãos para a região do Golfo, que concentra a maior parte das exportações de soja e milho dos EUA.

EUA | Rio Mississipi

Fonte: National Atlas of the United States e United States Geological Survey (USGS). Elaboração: StoneX.

Nos últimos meses do ano, o clima nos EUA é naturalmente mais seco e o nível do rio costuma ficar mais baixo que em outras épocas. Contudo, em 2022, o mês de setembro foi consideravelmente mais seco que o normal nas regiões por onde o Rio Mississippi passa, o que contribuiu para que seu nível se encontre atualmente bem abaixo da média para este período e em um dos menores patamares dos últimos anos.

EUA | Precipitação em setembro (% da média)

 

Fonte: NOAA. Elaboração: StoneX.

Nos últimos meses do ano, o clima nos EUA é naturalmente mais seco e o nível do rio costuma ficar mais baixo que em outras épocas. Contudo, em 2022, o mês de setembro foi consideravelmente mais seco que o normal nas regiões por onde o Rio Mississippi passa, o que contribuiu para que seu nível se encontre atualmente bem abaixo da média para este período e em um dos menores patamares dos últimos anos.

EUA | Precipitação em setembro (% da média)

Como já destacado, o transporte feito por barcaças ao longo do Rio Mississippi é essencial para as exportações de grãos norte-americanos. Nos últimos anos, esse tipo de transporte foi utilizado para levar aos pontos de embarque mais da metade da soja e do milho exportada pelo país.

EUA | Exportações de soja e milho por modal (milhões de toneladas)

Fonte: USDA. Elaboração: StoneX.

Diante do baixo nível do rio, muitas embarcações estão transportando um menor volume de grãos para conseguir circular por ele, ou, em alguns pontos, não estão conseguindo transitar. Com esse modal prejudicado, os fretes de barcaças dispararam nos EUA chegando a ficar 380% acima do registrado nessa mesma época em 2021.

Índice semanal de frete de barcaça no Rio Illinois (% da tarifa)

Fonte: USDA. Elaboração: StoneX.

Com as incertezas em relação ao transporte pelo rio, a procura por barcaças caiu recentemente, com a entrega de grãos sendo atrasada nesse momento. De qualquer maneira, o preço do frete das barcaças continua muito acima do normal.

Além disso, outras opções, como o escoamento pelos portos do Noroeste do Pacífico (PNW), se veem diante das ameaças de greve no segmento ferroviário do país. Ainda, com o aumento da demanda por transporte ferroviário e rodoviário, na tentativa de compensar a queda do uso das barcaças, também há um aumento dos fretes nesses outros modais. Destaca-se que os portos do Noroeste do Pacífico contam com a vantagem de fretes marítimos mais baixos para países da Ásia, enquanto a logística interna para se acessar essa via de escoamento é, em geral, mais cara para os estados do Meio Oeste em comparação a se usar o Rio Mississipi para levar os grãos em direção ao Golfo. Dessa forma, o menor uso de barcaças acaba contribuindo para aumentar ainda mais o custo para se chegar aos portos do Pacífico.

Essa situação, já tem afetado os embarques norte-americanos de soja e milho, que estão abaixo do normal para esta época do ano, o que acaba impactando também o mercado brasileiro.

EUA | Embarques semanais de milho (mil toneladas)

Fonte: USDA. Elaboração: StoneX.

EUA | Embarques semanais de soja (mil toneladas)

Fonte: USDA. Elaboração: StoneX.

Com a dificuldade de escoamento dos grãos norte-americanos, importadores acabam buscando alternativas, sendo o Brasil um dos principais competidores dos EUA nas exportações de soja e milho. Com isso os prêmios aqui no país vêm se fortalecendo.

Prêmio de Soja em Paranaguá – PR (FOB) – CBOT (US¢/bu)

Pelo lado do clima, os modelos indicam que as chuvas nas próximas semanas não serão suficientes para reverter o cenário e o nível do Rio Mississippi pode até mesmo seguir caindo, o que tende a estimular as exportações brasileiras e sustentar os prêmios. Contudo, é importante ponderar que, apesar dos receios relacionados a uma possível greve do sistema ferroviário norte-americano, a utilização desse modal para enviar um maior volume de grãos para os portos do PNW não está descartada.

Segundo acompanhamento do USDA, os embarques realizados nas primeiras seis semanas da temporada 2022/23 não assumiram um perfil muito diferente do registrado neste mesmo período de ciclos anteriores. Contudo, como já abordado, poderemos observar um fluxo mais acentuado de soja e milho pelos portos do Noroeste do Pacífico, e, caso isso ocorra, a pressão causada pelas questões logísticas norte-americanas seria reduzida. Assim, com um dos principais fatores de suporte atualmente aos prêmios no Brasil perdendo força, pode-se observar um recuo do indicador.

EUA | Exportações* de soja e milho por região (milhões de toneladas)

 

Fonte: USDA. Elaboração: StoneX. *Nas seis primeiras semanas do ano-safra

João Lopes

Graduado em Ciências Econômicas pela UNICAMP. Integra o time da Inteligência de Mercado da StoneX do Brasil desde 2019 nos mercados de Grãos e Pecuária.
Este texto teve a colaboração de Ana Luiza Lodi

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