AÇÚCAR & ETANOL

Plantio de trigo na Argentina deve ser estimulado por aumento nos preços

Atualmente, a atenção do mercado de trigo no Cone Sul tem se voltado para o plantio da safra Argentina para 2018/19, que deve se iniciar no próximo mês de Maio. Os bons níveis de preços e chuvas registrados ao longo das últimas semanas devem garantir a manutenção da área plantada ou, de acordo com as expectativas do mercado, até mesmo apresentar um aumento em relação ao ciclo 2017/18, que pode variar entre 5% a 10%.

Tendo em vista que na safra anterior foram plantados 5,45 milhões de hectares, as expectativas do mercado sugerem um salto para 5,7 mi a 6 mi de hectares para o ciclo 2018/19. Se confirmadas essas estimativas, a área plantada do cereal no país finalmente retornará para o seu nível médio de 6 milhões de hectares, considerando-se os últimos 20 anos.

Além das condições climáticas e da margem de lucro, os triticultores têm um estímulo a mais para plantar mais trigo no país após a seca severa na região dos Pampas ter reduzido significativamente os rendimentos das safras de milho e soja. A perda pode ser compensada com a entrada da receita da safra de trigo ainda no final deste ano, sobretudo a partir do mês de dezembro, momento em que se colhe o maior volume de trigo no país.

Este artigo é um exemplo dos conteúdos disponíveis para assinantes no Portal de Relatórios.

Conheça as assinaturas!

Conheça as assinaturas

A cobertura mais completa do Brasil em Inteligência de Mercado para commodities + plataforma exclusiva!

Inteligência de Mercado da StoneX oferece assinaturas de relatórios periódicos para acompanhamento dos mercados de commodities agrícolas e energéticas no Brasil e no mundo.