Delegação brasileira realiza visitas turísticas em Delhi e Uttar Pradesh

Sem compromissos comerciais no final de semana da III Viagem Comercial à Índia promovida pela StoneX, a delegação brasileira aproveitou o período para conhecer alguns dos principais pontos turísticos da região de Delhi e Uttar Pradesh.

No sábado (3 de março), o grupo visitou o Templo de Akshardham, o maior templo hindu do mundo, tendo sido inaugurado em 2005. A principal estrutura do complexo, a Mandir, se ergue a 43 metros de altura e chama a atenção por sua imponente arquitetura, com afrescos da natureza e de divindades.

Após a visita, a delegação se deslocou ao Raj Ghat. Este é um memorial no centro de Delhi em memória de Mahatma Gandhi. Trata-se de uma plataforma de mármore negro, utilizada para sua cremação, um dia depois de seu assassinato (30 de janeiro de 1948). Atualmente ela fica exposta ao ar livre e é acompanhada de uma chama eterna às margens do Rio Yamuna.

Grupo em visita ao Raj Ghat. Da esq. para dir.: Raju (guia); Gerhart Holzhausen (Água Bonita), Ricardo Zomignan Fontanari, Maria Carolina Ometto Fontanari, Maria Virgínia Ometto Budoya e Thomas Ometto Budoya (USJ); Ricardo Nogueira e Bruno Guimarães (StoneX); e Flávio Ribeiro (Água Bonita).

Depois do almoço, a visita foi novamente de grande intensidade espiritual, dessa vez no templo Gudwara Bangla Sahib, da religião Sikh – do nosso querido guia Raju – e que é a 4ª com maior número adeptos do país (atrás do hinduísmo, islamismo e cristianismo). A estrutura original data de 1664, tendo havido algumas reformas e ampliações até sua estrutura atual, que conta com um impressionante refeitório – onde em média 80 mil refeições são servidas diariamente a visitantes, independente do credo, e que conta com uma cozinha colaborativa. Além do refeitório, o complexo ainda conta com um belo templo, um lago, uma galeria de artes e uma escola.

Refeitório do Gudwara Bangla Sahib.

Grupo em frente ao templo Gudwara Bangla Sahib. Em pé: Maria Carolina Ometto Fontanari, Ricardo Zomignan Fontanari (USJ); Bruno Guimarães e Bruno Zaneti (StoneX); e Flávio Ribeiro (Água Bonita). Abaixados: Gerhart Holzhausen (Água Bonita); Ricardo Nogueira (StoneX); e Thomas Ometto Budoya (USJ).

O dia se encerrou com compras, com destaque aos souvenirs, artesanatos, peças de decoração, tecidos, roupas e acessórios. O domingo (4 de março) foi marcado pela tão esperada visita ao Taj Mahal. Lá, a delegação pôde passear nos jardins em estilo Persa, conhecer o monumento por dentro e as construções adjacentes, desta que é uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

Visita ao Taj Mahal. Em pé: Hariom Singh (guia), Bruno Zaneti (StoneX), Gabriel Feres Junqueira (Bioenergética Aroeira), Luiz Gustavo Diniz Junqueira (Usina Batatais), Bruno Guimarães (Usina Goianésia), Ricardo Nogueira (StoneX), Ricardo Zomignan Fontanari (USJ), Maria Carolina Ometto Fontanari (USJ), João Paulo Botelho (StoneX), Maria Virgínia Ometto Budoya (USJ) e Flávio Ribeiro (Água Bonita). Abaixados: Raju (guia), Fábio Soares (Canex), Gerhart Holzhausen (Água Bonita), Bruno Guimarães (StoneX) e Thomas Ometto Budoya (USJ).

À tarde, após o almoço, o grupo seguiu a uma das famosas marmorarias de Agra, onde os descendentes dos construtores do Taj Mahal ainda exercem o ofício de entalhe do mármore com pedras preciosas e semipreciosas. Por fim, depois de uma rápida visita ao Agra Fort – uma das mais importantes edificações militares da Índia – a delegação retornou ao hotel em Nova Delhi para o tão merecido descanso.

Vista externa do Agra Fort.

A segunda-feira (5 de março) será marcada pelo retorno com os compromissos profissionais. Está agendada uma visita à unidade de Khatauli (Uttar Pradesh) da Triveni Engineering & Industries Ltd. Além de serem um dos maiores produtores de açúcar do país (7 usinas, 6 plantas de cogeração e 1 destilaria de etanol), lideram alguns mercados de engenharia, como a de engrenagens e soluções de tratamento de água.

Este artigo é um exemplo dos conteúdos disponíveis para assinantes no Portal de Relatórios.

Conheça as assinaturas!

Conheça as assinaturas

A cobertura mais completa do Brasil em Inteligência de Mercado para commodities + plataforma exclusiva!

Inteligência de Mercado da StoneX oferece assinaturas de relatórios periódicos para acompanhamento dos mercados de commodities agrícolas e energéticas no Brasil e no mundo.