Os preços das commodities, em geral, estão subindo ou caindo em 2023?
A resposta depende do índice que você utilizar para comparar o desempenho médio das commodities alimentícias, metálicas e energéticas.
Por exemplo, de acordo com o índice de commodities da Bloomberg, os preços dos produtos primários se reduziram 5,2%, em média, entre janeiro e outubro de 2023.
Contudo, de acordo com o índice de commodities da Thomsom Reuters / Core Commodity CRB, os preços aumentaram 8,7%, em média, no mesmo período.
O que são índices de commodities?
O objetivo de um índice de commodity é representar o desempenho médio das commodities alimentícias, metálicas e energéticas.
Isto é alcançado através de uma média, ponderada por pesos, do valor de mercado bens líquidos de cada um destes setores.
Porque a diferença no resultado?
Como os índices possuem ponderações diferentes entre classes de ativos que acabam justificando essa divergência.
Assim, uma maior exposição a um ativo cujos preços apresentaram maior alta ou queda acaba se refletindo no desempenho total do índice.
Evolução dos índices de commodities entre janeiro e outubro de 2023 (jan/23 = 100)
Fontes: Bloomberg, Refinitiv. Elaboração: StoneX.
O Índice TR/CC CRB
O índice CRB traz 19 commodities em quatro grupos distintos para sua ponderação. Enquanto produtos de petróleo tem um peso de 33%, os outros três grupos são divididos por grau de liquidez dos contratos e seus componentes possuem pesos iguais.
No primeiro grupo, são sete produtos com peso de 6% cada (42% no total), no segundo, quatro produtos com peso de 5% cada (20% no total) e, no terceiro, cinco produtos com peso de 1% cada (5% no total).
O Índice Bloomberg
O índice Bloomberg traz 24 commodities em função da liquidez dos contratos (2/3) e do valor da produção global (1/3).
Nenhum grupo de commodities pode ter peso superior a 33% e nenhum contrato individual pode ter peso superior a 15%.
Ponderação dos índices de commodities em 2023
Fontes: Bloomberg, Refinitiv. Elaboração: StoneX.
Índices de Commodities na Prática
Enquanto o índice CRB dá um peso maior para os commodities energéticas e para “softs”, o índice Bloomberg dá um peso maior para metais básicos e preciosos.
Pesos de cada contrato nos índices TR/CC CRB e Bloomberg em 2023
Fontes: Bloomberg, Refinitiv. Elaboração: StoneX.
Acesse os relatórios de câmbio e commodities da Inteligência de Mercado da StoneX em : StoneX Digital.
Conheça os pacotes de assinatura de relatórios de Câmbio em: https://mercadosagricolas.com.br/cambio/
As informações que constam nesta publicação representam as opiniões, os pontos de vista e as projeções do autor, salvo se indicado o contrário, e não necessariamente refetem os pontos de vista, estratégias ou recomendação de negociação empregadas pela StoneX.
Todas as previsões de condições de mercado são inerentemente subjetivas e especulativas, e resultados reais e previsões subsequentes podem variar significativamente em relação a essas previsões.
Nenhuma garantia é feita de que essas previsões serão alcançadas, sejam expressas ou implícitas, e qualquer decisão com base neste material é de responsabilidade do investidor.
O grupo de empresas StoneX somente negocia com clientes que satisfaçam os critérios de elegibilidade pertinentes à legislação aplicável à cada empresa específica dentro do grupo. O disclaimer completo pode ser consultado em: https://brasil.stonex.com/aviso-legal/.
Nenhuma parte deste material pode ser copiada, fotocopiada ou reproduzida sob qualquer formato por quaisquer meios ou redistribuída sem o consentimento prévio por escrito da StoneX. © 2023 StoneX Group Inc.