AÇÚCAR & ETANOL
Picture of Felipe Sawaia

Felipe Sawaia

Estudante de Ciências Econômicas pela Unicamp. Trabalha desde 2021 na Inteligência de Mercado da StoneX, com foco nas áreas de pecuária e grãos.

O que é o ciclo da pecuária?

Dinâmica geral, duração e impacto sobre os preços

Ciclo da Pecuária: Dinâmica geral, duração e impacto sobre os preços

1. Dinâmica Geral

Imaginemos o seguinte cenário. O mercado da pecuária bovina de corte está experienciando um período de escassez de animais de reposição. Devido a isso, um pecuarista criador passa a receber ofertas muito generosas por seus bezerros. Com o ágio e a relação de troca se mostrando favoráveis, ele não só vende estes animais, como passa a procurar maneiras de conseguir mais deles, dado o incentivo fornecido pelos compradores.

A maneira que o pecuarista tem para conseguir mais bezerros é destinar o maior número possível de vacas para a reprodução. Sendo assim, o desdobramento imediato do encarecimento dos animais de reposição é a diminuição do volume de matrizes sendo mandadas para o abate.

Em um cenário em que já existe escassez de bois magros, a consequência da retenção de matrizes é a valorização do boi gordo, já que passa a existir poucos animais à disposição dos frigoríficos.

Enquanto durar a retenção de fêmeas e a baixa disponibilidade de bois magros, existirá um impulso aos preços do boi gordo.

Esquema simplificado do Ciclo da Pecuária

O período de impulso aos preços pecuários, entretanto, produz os próprios elementos que irão resultar na reversão do ciclo.

Como descrito, em momentos de encarecimento do bezerro, mais pecuaristas se voltam para a atividade de cria, retendo fêmeas em suas fazendas. Com isso, aos poucos começa a acontecer um crescimento dos rebanhos, com mais e mais fêmeas passando a produzir mais e mais bezerros. Assim, estes animais começam a baratear, dado o crescimento da oferta.

Com o barateamento dos bezerros, chega um momento em que passa a valer mais a pena para o pecuarista destinar a fêmea para o abate do que para a reprodução. Assim, cresce o volume de fêmeas à disposição dos frigoríficos.

Ao mesmo tempo, os diversos bovinos nascidos nos últimos anos estão em idade de abate, crescendo também a disponibilidade de machos.

Assim, neste segundo momento, o descarte de matrizes e a maior disponibilidade de animais em idade de abate pressionam as cotações do boi gordo.

Com o tempo, o descarte de matrizes resultará em diminuição do rebanho de bezerros e, assim, o ciclo se reinicia.

Esquema expandido do ciclo da pecuária

 

2. Duração

No Brasil, o ciclo da pecuária costumava durar cerca de 8 anos. Usando a tradição de que o ciclo se inicia quando aumenta o abate de fêmeas, usualmente víamos 4 anos de crescimento no percentual de fêmeas abatidas (oferta exercendo pressão sobre os preços do boi gordo) seguidos por 4 anos de retração neste percentual (oferta impulsionando preços de boi gordo).

Na última década, entretanto, o ciclo se tornou mais curto. Isso porque os animais passaram a ser abatidos mais novos, acelerando todo o processo de produção pecuária. No gráfico ao lado, percebe-se que o último ciclo, encerrado em 2021, durou apenas cinco anos.

Participação de fêmeas no total dos abates (%)

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Nos Estados Unidos, os ciclos possuem algumas particularidades. Em primeiro lugar, eles não estão encurtando como no Brasil, já que o uso intensivo de tecnologia na pecuária e, portanto, a diminuição da idade de abate, remonta ainda à meados da década de 1970.

Ademais, os ciclos norte-americanos são mais longos. Desde 1967, o país só concluiu quatro deles, com cada um durando, em média, 12 anos. O ciclo atual está em seu 8º ano, tendo se iniciado em 2015.

Outro ponto é o marco cultural utilizado para se definir o início de um novo ciclo. Se no Brasil o costume é indicar o início dos ciclos a partir do crescimento no abate de matrizes, nos Estados Unidos a tradição é indicar que ocorreu uma inversão no ciclo quando começa a crescer a produção de bezerros, ou seja, quando o rebanho começa a se expandir.

Por fim, vale destacar que o rebanho norte-americano vem gradualmente se reduzindo. Entretanto, isso não significa uma diminuição no volume de carne produzida, já que o uso intensivo de tecnologia permite o abate de animais com carcaças cada vez mais pesadas.

Rebanho norte-americano (milhões de unidades) e Produção de carne bovina (milhões de toneladas)

Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e Chicago Mercantile Exchenge

 

3. Impacto sobre os preços

Embora não se possa ignorar os fundamentos de demanda, percebe-se pelo gráfico abaixo a clara influência do ciclo da pecuária sobre os preços do boi gordo no Brasil:

– em anos em que cai a participação de matrizes no abate, sobem as cotações do boi gordo;

-já em anos em que cresce a participação das matrizes, caem os preços do boi gordo.

Esta relação inversa foi verdade em nove dos doze anos da série histórica 2012-2022.

Variação anual do percentual do abate de fêmeas e do preço médio do boi gordo na B3

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e B3

Assim como no Brasil, percebe-se o papel central do ciclo da pecuária na determinação dos preços do boi gordo nos Estados Unidos.

Pelo gráfico ao lado, fica claro que em momentos em que os pecuaristas estão retendo matrizes e, consequentemente, aumentando seus rebanhos, os preços caem.

Pelo outro lado, quando está acontecendo descarte de matrizes e redução dos rebanhos, os preços se elevam.

Preço médio do boi gordo na bolsa de Chicago (US¢/lb) e rebanho norte-americano (milhões de unidades)

Fonte: Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e Chicago MercantileExchenge(CME).

 

A Inteligência de Mercado da StoneX produz e publica periodicamente dados e relatórios que permitem o acompanhamento completo de uma série de mercados agrícolas e energéticos.

Clique aqui para acesso completo.

Felipe Sawaia

Estudante de Ciências Econômicas pela Unicamp. Trabalha desde 2021 na Inteligência de Mercado da StoneX, com foco nas áreas de pecuária e grãos.

Este artigo é um exemplo dos conteúdos disponíveis para assinantes no Portal de Relatórios.

Conheça a plataforma!

Conheça os planos

A cobertura mais completa do Brasil em Inteligência de Mercado para commodities + plataforma exclusiva!

Inteligência de Mercado da StoneX oferece assinaturas de relatórios periódicos para acompanhamento dos mercados de commodities agrícolas e energéticas no Brasil e no mundo. 

Cadastre-se gratuitamente!

Receba o nosso resumo semanal com os destaques dos mercados agrícolas e energéticos.

Ao enviar este formulário, você estará enviando à StoneX Group Inc. e suas subsidiárias suas informações pessoais para uso em marketing. Veja nossa Política de Privacidade para saber mais.