AÇÚCAR & ETANOL

Relatório Semanal – Mercado de Câmbio 28/08/23

No Relatório Semanal de Câmbio, os especialistas da StoneX discutem as perspectivas para a taxa USD/BRL para a próxima semana. Dividido em cenário nacional e internacional, procura identificar quais eventos, indicadores e fatores possuem maior impacto potencial para pautar o movimento do câmbio na semana seguinte, com o objetivo de auxiliar quem necessita tomar decisões que envolva negociações em moedas estrangeiras.  Conheça os pacotes de assinatura dos Relatórios de Câmbio da StoneX.

Panorama de câmbio: principais eventos da semana

Câmbio deve refletir série de dados para a economia americana, PIB brasileiro, reforma ministerial e PMI para a China

Altistas:

  • Crescimento do PIB brasileiro deve perder força no segundo trimestre, podendo diminuir o apetite de investidores por ativos brasileiros e enfraquecer o real.
  • Economia chinesa pode continuar emitindo sinais de desaceleração econômica e de dificuldades em seu setor imobiliário, diminuindo o apetite dos investidores estrangeiros por ativos arriscados e enfraquecendo o real.

 

Baixistas:

  • Dados para a economia americana deve mostrar que os preços continuaram moderando em julho enquanto crescimento e mercado de trabalho continuaram resilientes, diminuindo as interpretações de que novas altas de juros serão necessárias e contribuindo para o enfraquecimento do dólar.
  • Possibilidade reforma ministerial no governo Lula ampliaria a base legislativa do governo e pode contribuir para ampliar o otimismo de investidores com ativos brasileiros, fortalecendo o real.

 

Resumo da semana passada

O dólar negociado no mercado interbancário terminou a semana em queda, encerrando a sessão desta sexta-feira (25) cotado a R$ 4,875, variação de -1,8% na semana, +3,1% no mês e -7,7% no ano. Já o dollar index fechou o pregão desta sexta em alta pela sexta semana consecutiva, cotado a 104,2 pontos, ganho semanal de 0,8%, mensal de 2,5% e anual de 0,9%. O mercado de divisas repercutiu o discurso de Jerome Powell em Jackson Hole, a aprovação definitiva do arcabouço fiscal no Congresso Nacional e preocupações persistentes com a economia chinesa.

Relatório Semanal Mercado de Câmbio StoneX

 

O MAIS IMPORTANTE: Dados para a economia americana

Impacto esperado no USDBRL: baixista

O foco da atenção dos investidores nesta semana deve ser a divulgação abundante de indicadores econômicos para os Estados Unidos, com leituras para a atividade econômica, para o mercado de trabalho e para os preços ao consumidor. Nesta semana, a divulgação do Relatório de Situação de Emprego para o mês de agosto deve mostrar que a criação de novos empregos se mantém em território positivo, porém em suave moderação quando comparado aos meses anteriores.

Há pequenos sinais de desaceleração no mercado de trabalho, como uma queda no número de trabalhadores temporários e uma diminuição na média semanal de horas trabalhadas, porém estes ainda são discretos e não permitem afirmar que a escassez para de trabalhadores diminuiu.

Adicionalmente, será divulgado o Índice de Preços de Despesas de Consumo Pessoal (PCE) de agosto, métrica mais utilizada pelo Federal Reserve para acompanhar inflação ao consumidor, com expectativa de nova leitura moderada pelo terceiro mês consecutivo, com expectativa de crescimento de, aproximadamente, 0,20% tanto para o índice cheio quanto para o seu núcleo.

Os preços de serviços excluindo aluguel (chamado de “super core services”), porém, podem ter uma elevação um pouco maior, em torno de 0,40%. Algumas autoridades do Fed tem destacado a influência desse segmento de serviços na tendência inflacionária recente, e uma alta um pouco mais alta nesse grupo pode motivar os integrantes da instituição a manter uma postura mais cautelosa nas próximas decisões de juros.

Será divulgado, também, a segunda prévia para o Produto Interno Bruto dos Estados Unidos para o 2º trimestre de 2023, com expectativa de revisão de um crescimento de 2,0% para 2,4%, em taxa anualizada.

Por fim, será publicado o Índice de Gerente de Compras (PMI) industrial para o mês de agosto, com expectativa de retração (ou seja, uma leitura abaixo de 50 pontos) pelo décimo mês consecutivo, dando continuidade ao desempenho negativo da atividade manufatureira americana.

 

Variação no total de empregos urbanos nos Estados Unidos (em mil pessoas)

Relatório Semanal Mercado de Câmbio StoneX

Fonte: Federal Reserve Bank of St. Louis. Elaboração: StoneX.

 

PIB para o Brasil no 2º trimestre

Impacto esperado no USDBRL: altista

O crescimento do PIB brasileiro deve perder força expressivamente no segundo trimestre, passando de um crescimento de 1,9% contra o trimestre imediatamente anterior para apenas 0,3%. A agricultura deve apresentar retração, compensada por modesto crescimento da indústria e dos serviços. O dado deve mostrar que a economia brasileira apresenta certa resiliência, mas que o ambiente macroeconômico mais restritivo, com juros elevados há bastante tempo, tem reduzido a capacidade de uma expansão mais robusta.

 

Reforma ministerial no governo Lula

Impacto esperado no USDBRL: baixista

Após a importante aprovação, nesta semana, do Projeto de Lei Complementar do arcabouço fiscal (PLP 93/2023) e da Medida Provisória que reajusta o salário-mínimo pelo Congresso Nacional, o foco recai sobre a prometida e constantemente adiada reforma ministerial no governo de Luiz Inácio Lula da Silva que buscaria acomodar mais espaço para partidos do chamado “Centrão”. Segundo o jornal O Globo, o presidente da República deve promover as mudanças nesta semana, ao retornar de compromissos internacionais.

Após insatisfações de deputados com críticas feitas pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, à Câmara dos Deputados, a reunião de líderes partidários para discutir a votação do Projeto de Lei do arcabouço fiscal (PLP 93/2023) foi adiada para esta segunda-feira (21). Se houver acordo, a votação poderia ser feita ainda nesta semana.

O texto aprovado no Senado Federal foi diferente daquele aprovado pela Câmara e, por isso, o rito processual exige que os deputados analisem somente as emendas ao projeto, isto é, os pontos modificados pelos senadores, acatando as sugestões ou retornando ao texto aprovado inicialmente na Casa Baixa. Contudo, alguns analistas políticos põem em dúvida esta possibilidade em função dos constantes adiamentos da reforma ministerial no governo de Luiz Inácio Lula da Silva que buscaria acomodar mais espaço para partidos do chamado “Centrão”.

 

PMI para a economia chinesa

Impacto esperado no USDBRL: altista

A divulgação dos Índices de Gerentes de Compras (PMI) oficiais da China para o mês de agosto deve mostrar a tendência de desaceleração da atividade econômica no país, tanto para serviços, que devem crescer levemente, quanto para a indústria, que deve retrair suavemente.

Em meio a uma sequência de indicadores abaixo do esperado para o crescimento econômico chines e incertezas sobre a estabilidade do setor imobiliário, tais leituras podem aprofundar o pessimismo de investidores com as perspectivas de recuperação do país e prejudicar o desempenho de ativos arriscados, como o real.

 

Relatório Semanal Mercado de Câmbio StoneX

TABELA DE INDICADORES ECONÔMICOS

Relatório Semanal Mercado de Câmbio StoneX

 

Este conteúdo foi disponibilizado para assinantes em primeira mão em: StoneX Digital.

As informações que constam nesta publicação representam as opiniões, os pontos de vista e as projeções do autor, salvo se indicado o contrário, e não necessariamente refetem os pontos de vista, estratégias ou recomendação de negociação empregadas pela StoneX. Todas as previsões de condições de mercado são inerentemente subjetivas e especulativas, e resultados reais e previsões subsequentes podem variar significativamente em relação a essas previsões.

Nenhuma garantia é feita de que essas previsões serão alcançadas, sejam expressas ou implícitas, e qualquer decisão com base neste material é de responsabilidade do investidor.

O grupo de empresas StoneX somente negocia com clientes que satisfaçam os critérios de elegibilidade pertinentes à legislação aplicável à cada empresa específica dentro do grupo. O disclaimer completo pode ser consultado em: https://brasil.stonex.com/aviso-legal/. Nenhuma parte deste material pode ser copiada, fotocopiada ou reproduzida sob qualquer formato por quaisquer meios ou redistribuída sem o consentimento prévio por escrito da StoneX. © 2023 StoneX Group Inc.

Este artigo é um exemplo dos conteúdos disponíveis para assinantes no Portal de Relatórios.

Conheça as assinaturas!

Conheça as assinaturas

A cobertura mais completa do Brasil em Inteligência de Mercado para commodities + plataforma exclusiva!

Inteligência de Mercado da StoneX oferece assinaturas de relatórios periódicos para acompanhamento dos mercados de commodities agrícolas e energéticas no Brasil e no mundo.